MENU

Eventos

Projetos

Painel do  Cidadão

Reinvidicações da Comunidade

Relatórios Fotográficos

Publicações na Mídia

Performance de Feedback do Serviço Público

Personalidades   Homenageadas do Bairro

Parceiros

Destaque do Mês

Culinária Típica do Leste  Europeu

Artesanato Típico do Leste  Europeu

Turismo no Leste Europeu

Como Chegar na Vila Zelina

Histórias

 

   

 

file//DIRETORIA AMOVIZA 2014-2016
  OBJETIVO
AMOVIZA – Associação dos Moradores , Comerciantes , Empresários e Amigos do Bairro de Vila Zelina e Adjacências saiu de sua hibernação  em 2007 durante os festejos de comemoração dos 80 anos de fundação da Vila Zelina. Entidade registrada oficialmente em 2008, objetiva além de mobilizar a comunidade local e adjacências para o bem comum, a pedido da própria comunidade local , lançou oficialmente em Novembro de 2008 durante os festejos   de seu aniversário de fundação na Festa do Aniversário de Vila Zelina a iniciativa cultural regional, não étnica, aberta ao público paulistano, de sustentabilidade social, econômica, cultural , turística e ambiental visando a valorização desta região de São Paulo que possui este aspecto cultural forte. Valorizando a história dos imigrantes do centro e leste europeu, em especial dos lituanos que foram um dos grandes pioneiros e empreendedores juntamente com destaque também os russos , búlgaros, ucranianos e os  poloneses, letos, estonianos, eslovenos, croatas, húngaros, bielorrussos, tchecos e romenos que fizeram e fazem parte desta história. Nesta época já haviam Portugueses (Família Monteiro Soares proprietária das terras), Italianos, Espanhóis, Gregos, Africanos,  Japoneses, Israelitas e Brasileiros natos. Projeto este que visa a melhoria da qualidade de vida local, incrementação do turismo e da cultura, e o evidenciamento do bairro  em âmbito nacional e internacional , bairro este que ainda possue este aspecto cultural forte europeu oriental predominante nesta região consequente destas comunidades de imigrantes do leste europeu que ajudaram a colonizá-lo. Não queremos renomear a Vila Zelina ou o que já existe nela, mas preservá-la , valorizá-la e trabalhar pela manutenção e melhoria de sua qualidade de vida.
Na década de 80 na Vila Zelina tivemos a SABAVIZA.  A SABAVIZA instituição que reuniu a comunidade na época e lutou pelo bem estar da Comunidade como também pela manutenção do nome original do Bairro de Vila Zelina ante ao ato equívocado de minorias com interesses politicos que na época não moravam no bairro onde planejavam mudar o nome para "Parque Lituânia",  alguns deles vieram a candidatar-se e não conseguiriam eleger-se em eleição para deputado na época. Este mesmo grupo político ignorando e desrespeitando a maioria da vontade comunitária local e a presença das demais comunidades de imigrantes do leste europeu ,das demais etnias  e de brasileiros natos existentes e que contribuíram para formação do bairro, bairro este  que tem diversidade de religiões e etnias cujo aspecto cultural leste europeu ainda forte preserva-se até hoje. "O Bairro de Vila Zelina será sempre conhecido como  "Vila Zelina" constituido por todas as comunidades das várias etnias que ali residem, sem menção ou exclusividade a ninguém" (palavras do entao prefeito da epoca Janio Quadros). . A Edição do Jornal O Estado de SP de 12/Maio/1988 publicou um artigo e fez menção a um Jornalista de um periódico da época denominado  Gazeta de Vila Prudente que questionou a atitude do grupo radical articulador que almejava a mudança no nome e este jornalista também ajudou a comunidade para manter o seu nome original da Vila Zelina enfatizado por unanimidade por plebiscito local. A comunidade agradece até hoje também o empenho do então vereador na época Eurípedes Sales pelo seu apoio na manutenção do nome original de Vila Zelina. Concluiu-se na época que a estratégia para mudança do nome era articulado por um pequeno grupo político de radicais catalisados pela diplomacia daquele país e que nem mesmo moravam no bairro e acabaram criando na época um clima desagradável com indícios de intolerância étnica. Links do artigo do Jornal o Estado de S.P. na época :http://www.amoviza.org.br/imagens/artigo%20estadao%201988%20vila%20zelina%20II.jpg 
 
Atualmente, membros da antiga diretoria da SABAVIZA também fazem parte da atual diretoria da AMOVIZA .  
 
História do logo da AMOVIZA e da frase da base do logo : "Mobilizando a Comunidade para o Bem de Todos"
 
O nome AMOVIZA sugere "AMO A VILA ZELINA" . Em 2008 foi realizado um concurso aberto a todos os  jovens residentes da comunidade de Vila Zelina e Adjacências da faixa etária de 6 a 15 anos onde para concorrer os jovens deveriam idealizar um logo e uma frase para esta entidade comunitária . Foram selecionados dois logos e duas frases as quais conjugadas originaram o logo e a frase atual. As cores do logo vermelho, azul e amarelo são as cores primárias que quando misturadas resultam todas as outras cores e a letra "O" do AMOVIZA tem o planeta Terra com crianças de mãos dadas simbolizando a perpetuação da força de uma comunidade unida. Os jovens selecionados ganharam prêmios como bicicletas e aparelhos eletrônicos de música.
 
 
 
 
 
 
 
História do Binômio "Leste Europeu" adotado como Nome Fantasia para os Eventos Comunitários.
 
O binômio "Leste  Europeu", constituído de duas palavras foi uma idéia desenvolvida com assessoria da Secretaria Municipal da Cultura Carlos Calil e participação da comunidade onde o termo "Leste" faz alusão a Zona Leste de São Paulo onde localiza-se o  Bairro e "Europeu" em alusão às 14 comunidades de imigrantes e descendentes de imigrantes dos países do Centro, Leste e Euroásiaticos que compõe esta diversidade  de aspecto cultural forte ainda presente. O binômio atende ao proposto nas Leis municipais 15665 / 2012 Comemoração ao Dia do Imigrante Leste Europeu e 15870 / 2013 Festa de Vila Zelina comemorativa as nações do Leste Europeu e demais comunidades ambas leis alusivas à data de 27/Outubro (Dia da Vila Zelina - Lei 14995 / 2009).
 
 
 
 
A estratégia do uso de um binômio para nomeação de logradouros e eventos é comprovadamente eficaz pois é de fácil comunicação e memorização.
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

          

 

 

 

 

 

 

 


 GALERIA DE FOTOS

Foto Aérea Parcial da Vila Zelina

Feira Comunitária Mensal de

Artesanato e Culinária Típica

 


 

 

Pão Preto Leste Europeu

Carros Antigos - Automóvel Clube

 Vila  Zelina

Iluminação Natalina da Praça República Lituana

Praça Pushkin

Subprefeito Roberto Alves & Pastor Vagner

 - Plantio de Mudas na Vila Zelina

Subprefeito Wilson Pedroso - Festa de Vila Zelina

Subprefeita Patricia Saran & Universidade de Guarulhos -

 Projeto de Revitalização da Vila Zelina

Luminárias Antigas Praça

Imigrante Leste Europeu

Culinária Búlgara - Feira do Leste Europeu



Artesanato Temático em Acessórios Femininos

Drika Satkunas

Festa do II Porco no Rolete - 2013

Evento Anual Beneficente  do Rotary Vila Alpina,

CDC Fernando Romera Val e AMOVIZA

Festa de Vila Zelina 2011

Ballet Bolshoi

Festa de Vila Zelina
 2009

Festa de Vila Zelina
Parque Ecológico de Vila Prudente 2009

Associacao Cultural
Grupo Volga - Comunidade Russa desde 1981

Grupo Rambynas - Comunidade Lituana

Festa de Vila Zelina
 2009

Igreja Ortodoxa Russa  Nossa Senhora da Protecao

Wanderly Mirella e Padre Pio Ragazinskas 1972

 

Rua Tamuanas 1972

Rua Barao do Pirai com Rua Santa Adeodata - 1950

Malharia da Familia Gregaits

Implantacao do Saneamento Basico no Bairro

Campanha da Saude Bucal

Contrucao da Igreja Boas Novas

Bar do Vito (Atual Bar do Fernando)

Largo de Vila Zelina 1945 (Atualmente Praça República Lituana)

  

Av. Zelina - Decada de 1950 - Loja de Roupas ao Lado do Bar do Vito

Porta da Igreja São José - Década de 1950

Vila Zelina - Década de 1950 - Lateral da Igreja São José

Copyright © 2009 - AMOVIZA - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO DE VILA ZELINA - Todos os direitos reservados